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A exploração do espaço e a relação com o Apego

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A exploração do espaço e a relação com o Apego

O bebê nesta idade está muito ligado às figuras de apego que lhe asseguram segurança e proteção então em geral o bebê não se afasta muito dos pais sem olhar para trás. Ele quer ter certeza de que suas figuras de apego estão por perto e esta é a razão pela qual podemos verificar a qualidade do apego e da segurança do bebê observando-o explorar o ambiente na presença dos pais.

O bebê seguro avalia primeiro o ambiente e as pessoas, não vai logo entrando e explorando o novo sem a “ aprovação” do cuidador e mantém um tempo de aproximação e engajamento para depois se apresentar mais relaxado e disposto a explorar o ambiente. O bebê pode se interessar muito pelos objetos disponíveis desde que seus pais estejam por perto. Aos poucos ele se permite afastamentos cada vez maiores, mas sempre verificando se os pais estão à sua volta. Quanto mais a criança internaliza que seus pais não a deixarão só diante dos novos espaços e que ela pode se afastar e voltar (porque seus pais estarão por perto), mais ele e terá segurança e autonomia para investir novos espaços e pessoas.
Esta questão é extremamente importante em relação a adaptação escolar.

Portanto para que seu filho esteja seguro na exploração e na socialização nunca saia de casa sem avisar mesmo se ele chorar nas despedidas. Procure sempre avisar sobre seus deslocamentos enquanto está brincando com ele e se precisar se ocupar de algo em outra parte da casa,avise. Se ele te chamar diga onde está ou que já vai voltar.
Muitos pais aproveitam que o bebê está distraído, brincando para poder sair de perto dele. Esta situação deixa o bebê inseguro porque ele não terá previsibilidade ; então ele não terá a noção de quando os pais voltarão. Assim ele poderá ficar “ grudado” reagindo muito fortemente a qualquer afastamento , não deixando seus pais irem sequer ao banheiro. Estes bebês em geral tenderão a ter mais dificuldade de adaptação na escola ou repetirão o padrão inseguro na escola “ grudando” no professor ou auxiliar, chorando muito diante de qualquer afastamento e sem condições emocionais de investir plenamente o ambiente, os desafios e os pares.
Daniele Wanderley

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