slider1
slid4
slide5
slide2
slide6
Slide3

“O bebê de 11 meses – Aspectos Comunicativos”

poradmin_niip

“O bebê de 11 meses – Aspectos Comunicativos”

O bebê nesta idade está bastante evoluído do ponto de vista comunicativo: ele está muito atento às pessoas, busca interação, “ examina” as expressões e reações das pessoas, convoca, faz gracinhas para chamar atenção como por exemplo vibrar quando faz algo interessante batendo palmas e pedindo desta forma o reconhecimento e mais aplausos!
Ele já dá tchau, manda beijos, pode querer “ namorar” piscando os olhos mas também “brinca “ de se fazer interditar! Ele já descobriu o que pode ou não fazer até porque nesta idade os pais já precisaram dizer muitos NÃO uma vez que, do vista motor, ele ainda corre muitos riscos e pode querer mexer tudo, incluindo itens perigosos. Então ele já aprendeu que o NÃO pode ser dado pela palavra, pelo gesto com a cabeça ou com o dedo ou ainda com um simples “ hã hã”.
Para Spitz o aparecimento do NÃO é o terceiro Organizador de desenvolvimento psíquico no primeiro ano de vida. Cada organizador revela uma mudança nas habilidades e maturidade da criança. Lembramos que o primeiro organizador (aparecimento do sorriso) apareceu em torno dos 2/3 meses e o o segundo (angústia do oitavo mês) apareceu entre 6/8 meses, todos já abordados nas respectivas fases.

O bebê nesta idade está associando o som à situação e por exemplo um “ oh oh” quando dito diante de algo arriscado e que demanda atenção pode ser entendido, gerando sua parada para verificar o olhar ou a expressão do outro. Depois ele mesmo pode repetir esta expressão nos momentos devidos.

O bebê já está dizendo as primeiras palavrinhas além dos gestos comunicativos citados acima. Ele pode dizer AGA para “água”, BÓA para “ bola” , UA para “ rua”; além de nomear pessoas conhecidas com diminutivos ou palavras parecidas. O “ papá “pode já ter se tornado PAPAI; o mamã pode já ser Mãe ou “ Mamaeee”. Então nesta idade valorizamos a comunicação em seu aspecto mais global incluindo a observação pelo olhar, os gestos e mímicas faciais e a expressão emocional em relação às situações e pessoas.

Sobre o Autor

admin_niip administrator