O Bebê de três meses – Desenvolvimento

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aos três meses o bebê começa a antecipar os eventos, permitindo sua maior previsibilidade. Segundo Daniel Stern, nesta idade o bebê que é deixado por poucos minutos só em seu berço ou tapete já consegue dispor de uma representação mental que o permite “evocar o companheiro “ da interação . Esta precoce capacidade de simbolização aliada a sua maior organização psicomotora permitirá que o bebê consiga ficar alguns minutos sem a atenção dos pais, se divertindo com alguns objetos colocados ao seu alcance no carrinho ou tapete de atividades olhando para eles e tentando alcançá-los.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesta idade o bebê vai organizar melhor sua sucção, sugando seus dedinhos ( a chamada Reação Circular Primária de Jean Piaget ) ou objetos que estejam próximos a sua boca. Esta atividade servirá de auto calmante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estas importantes aquisições psicomotoras e cognitivas ajudarão a uma maior elaboração das suas vivências e descarga das excitações, o que contribuirá para uma melhor organização psicossomática. Leon Kreisler, que contribuiu muito para a compreensão da psicossomática da criança considera que o fim das cólicas aos três meses é um indício desta maior capacidade simbólica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesta idade é importante que o bebê tenha meios de organizar sua oralidade tanto pela sucção dos dedinhos como chupeta. Também é importante deixar o bebê nos tapetes de atividade ou colchão variando assim suas posições, os brinquedos e atividades uma vez que o bebê se cansa facilmente, se habitua com os estímulos e tende a não mais se sentir atraído pela repetição incessante dos mesmos objetos ou atividades. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A presença da voz materna, a atenção ao seu incômodo físico permitindo a troca de posições e a oferta de diferentes objetos ajuda no seu desenvolvimento global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *