slider1
slid4
slide5
slide2
slide6
Slide3

Programação Ateliê Contos

poradmin_niip

Programação Ateliê Contos

O Ateliê Contos prioriza uma adaptação aos espaços de socialização (preparação para a entrada na escola); Por que literatura infantil para crianças tão pequenas? Escutar histórias é o início da aprendizagem para ser um bom leitor; Ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo;
Através das histórias as crianças podem acompanhar situações vivenciadas pelos personagens, rir, assustar-se, surpreender-se, imitar, questionar, etc.
As histórias despertam algo que muito nos interessa no Ateliê Contos: o desenvolvimento do imaginário, permitindo à criança fazer conexões. Isto acontece através das brincadeiras de faz de conta, encenação e atividades de artes;
Reunimos crianças de faixa etária e possibilidades aproximadas. A escolha de cada narrativa é feita de maneira cuidadosa e de acordo à demanda do grupo. Inicialmente organizamos o ambiente dispondo brinquedos e objetos que possam ser do interesse comum, visto também ser valioso observar o que cada criança busca espontaneamente.
A cada encontro um livro é escolhido, sua apresentação ou leitura permite que seja explorado de variadas formas.
Assim, a Chapeuzinho Vermelho pode não apenas levar uma cesta de guloseimas para a vovozinha, pois podemos acrescentar uma deliciosa salada de frutas preparada pelas crianças que podem então apreciar cores, aromas, texturas e sabores. O tão seguido Lobo Mau ganha um bolo feito por muitas mãos que misturam ingredientes e se surpreendem com as transformações. As Histórias vão nos levando a caminhos diversos guiados pelo imaginário infantil, um exercício constante de desenvolvimento e socialização.

 

Sobre o Autor

admin_niip administrator